terça-feira, 24 de julho de 2012


Um Dia de Bombeiro.

Domingo (01/07/2012), o Corpo de Bombeiros Militar de Garuva viveu um dia todo especial.

Neste dia aconteceu um evento "Um dia de bombeiro" onde o jovem (LERICSON BAETA KWIATKOWSKI) que tem Síndrome de Down, e é filho do bombeiro comunitário e condutor socorrista do SAMU (ÉDER ELOIR KWIATKOWSKI) e da Bombeira Comunitária e agente de saúde (MÔNICA ARAGÃO B. KWIATKOWSK) passou um dia na Organização Bombeiro Militar, com direito a andar fardado, sair nas viaturas, realizar a passagem de serviço, fazer a conferência dos materiais, ajudar a preparar o almoço, realizar a limpeza das dependências do quartel, realizar vistorias e atender ocorrências... obviamente que todas as atividades que ele exerceu teve a devida segurança e acompanhamento de seu pai e da sua mãe que são bombeiros comunitários.

O evento "Um dia de bombeiro" já foi realizado em outras unidades do Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina, inclusive com outros síndromes de down, por isso, o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Garuva elegeu o jovem (LERICSON BAETA KWIATKOWSKI) para viver este sonho, que o acompanha há muitos anos, desde que seu pai resolver doar seu tempo livre em prol da comunidade exercendo o serviço voluntário no Corpo de Bombeiros.

Segundo o BC ÉDER e BC MÔNICA, seu filho sempre teve orgulho do pai e da mãe, e é um apaixonado pela profissão bombeiril, sempre pedindo para ter a oportunidade de ser bombeiro; com este evento os membros do Corpo de Bombeiros de Garuva imaginam poder realizar, pelo menos por 24 horas, o sonho deste jovem, que certamente guardará para sempre em seu coração as lembranças deste domingo.

A atividade "Um dia de bombeiro" é alusiva ao dia 02 de julho, onde comemora-se o DIA NACIONAL DO BOMBEIRO. 

Texto Sd Alves.


Fogosa
Bombeiro Comunitário de Garuva cria a primeira ATB 01 (Auto Transporte Bicicleta) do estado.

Com o intuito de poder colaborar com o Corpo de bombeiros Militar de Santa Catarina, o bombeiro Comunitário Silvano criou a AUTO TRANSPORTE BICICLETA  01, sendo esta a primeira bicicleta personalizada com o símbolo do CBMSC. Segundo Silvano, espera que a ATB 01, assim como a Fogosa, nossa mascote,  seja motivos de inspiração para campanhas, tendo como principio um passeio ciclístico contra o sedentarismo e as patologias que as seguem, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, entre outros, e sendo assim a data a combinar.  Hoje, além de um ABTR, ASU, ATP, ATM, o GBM de Garuva conta também com uma ATB no seu trem de socorro. São de idéias assim que nossos problemas vão sendo eliminados e nossa corporação vai engrandecendo.
Texto Sd BM ALVES

segunda-feira, 2 de julho de 2012


Dados a serem comemorados!

Comemora-se em 02 de julho o dia do profissional que segundo pesquisas é o mais confiável.
Em pesquisa  feita no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa mostra quais são as profissões mais confiáveis e as menos confiáveis no mundo.

No Brasil as profissões mais confiáveis:

Bombeiros 98%; Carteiros 92%; Professores 87%; Médicos 87; Forças Armadas  84%; Organizações de Proteção ao Meio Ambiente 80%, Pesquisadores de mercado 80% e Jornalistas 76%.

Profissões menos confiáveis
Político - 11%; Executivo de banco 47%; Sindicatos 50%; Policiais 51%; Funcionalismo público 56%

No mundo as mais confiáveis:
Bombeiros 94%; Professores e Médicos 84%; Carteiros 82%; Exército 81%; Policiais 75%.

Profissões menos confiáveis:
Político - 14%; Publicitário 29%; Diretores de grandes empresas 31%; Profissionais de marketing 33%; Banqueiros e Sindicalistas 42%.
(Fontes: Exames.com, Portal R 7 e Guia do Estudante - 2010)

Em inglês, o bombeiro é chamado o "homem do fogo", fireman, o profissional que elimina o fogo.
Na língua portuguesa, a palavra "bombeiro" deriva de "bomba", máquina para fazer fluir a água em determinada direção. O bombeiro sabe bombear a água sobre as chamas. Acredita-se, que certo dia para acabar com um incêndio, um morador emprestou sua bomba d’água manual, popularizando a palavra bombeiro.

02 de julho dia nacional bombeiro. A rotina de salvar vida

Homenagem para estes Anjos

"Para ostentar essa farda é preciso ter muito mais do que só sonhos, é preciso coragem para ir onde ninguém quer ir, para por em risco a vida por pessoas que nunca se viu, é preciso sangue-frio para manchar a farda com sangue das mesmas pessoas que ontem criticavam nossas acções e zelar por sua vida como sendo a mais importante de todas, é preciso saber que a mesma mão ensanguentada que se estende em busca de socorro, dificilmente virá a estender-se de novo em sinal de agradecimento.

Para ser bombeiro, não se pode gostar de Natal, nem de Páscoa, de Ano Novo ou de Carnaval, porque enquanto o mundo festeja, os nossos olhos precisam permanecer atentos e a alma pronta sempre velando pela segurança daqueles que estão sob nossas asas.

É preciso ter paciência e saber que a prevenção é sempre mais eficiente e embora as estatísticas não registrem incêndios e acidentes que não ocorrem, aprende-se somente com o passar dos anos, que não há nem uma glória em combater um incêndio que poderia ter sido evitado.

Para ser bombeiro o corpo precisa saber que não há diferença entre a madrugada fria, ou o Verão quente, entre a água e o fogo, todos se igualam ao som das sirenes. 

Para ser bombeiro, tem que gostar de química, entender um pouco de física, gostar de caminhões, entender como funciona o corpo humano, saber conversar com o fogo e com a água, mas principalmente tem que gostar de gente, saber que nem todas as estrelas do céu valem uma vida humana e para salvá-la, tudo o que se tem será posto à disposição, inclusive a vida do bombeiro.

Para ser bombeiro, é preciso saber que não se vai ficar rico, que se vai trabalhar muito, que os fracassos serão fantasmas que nos vão perseguir por toda a existência e o sucesso são nuvens que se dissipam com o anoitecer.

Para ser bombeiro é preciso ser abnegado, um apaixonado por aquilo que se faz, porque dentre os milhares de bombeiros que já conheci, jamais vi algum, que tenha, mesmo que por um minuto só, se arrependido da opção que fez.

SER BOMBEIRO E UMA HONRA"

Homenagem de Elin Casagrande