sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Competir é bom Competir e vencer é melhor. Da competição nascem os campeões.
Campeões do torneio entre secretarias da Prefeitura da Garuva - 2012
Os motivos que me levaram a realizar esta postagem dizem respeito a um dos fatores fundamentais para o sucesso das equipes de trabalho: A UNIÃO!

Desconheço equipes vencedoras, no esporte e no trabalho, que não tem como marca principal a união. A união trás sinergia, motivação, espírito de equipe, todas características necessária para a obtenção das metas e dos resultados desejados. Nosso ambiente de trabalho nada mais é do que uma extensão de nossa própria vida, sendo assim um influência diretamente no outro. Por este motivo temos que tornar este ambiente o mais agradável possível respeitando as diferenças e buscando nelas o tão desejado equilíbrio.

Esse torneio é organizado a 4 anos(sem custo), são os setores de Tributação e Cadastro da prefeitura para promover a interação entres os funcionários públicos e os troféus são patrocinados por empresas do município, conforme Carla.

Agradeço de coração a todos que de alguma forma participou dessa conquista. 

Que venha o próximo. 

Sd Alberto
 



terça-feira, 24 de julho de 2012


Um Dia de Bombeiro.

Domingo (01/07/2012), o Corpo de Bombeiros Militar de Garuva viveu um dia todo especial.

Neste dia aconteceu um evento "Um dia de bombeiro" onde o jovem (LERICSON BAETA KWIATKOWSKI) que tem Síndrome de Down, e é filho do bombeiro comunitário e condutor socorrista do SAMU (ÉDER ELOIR KWIATKOWSKI) e da Bombeira Comunitária e agente de saúde (MÔNICA ARAGÃO B. KWIATKOWSK) passou um dia na Organização Bombeiro Militar, com direito a andar fardado, sair nas viaturas, realizar a passagem de serviço, fazer a conferência dos materiais, ajudar a preparar o almoço, realizar a limpeza das dependências do quartel, realizar vistorias e atender ocorrências... obviamente que todas as atividades que ele exerceu teve a devida segurança e acompanhamento de seu pai e da sua mãe que são bombeiros comunitários.

O evento "Um dia de bombeiro" já foi realizado em outras unidades do Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina, inclusive com outros síndromes de down, por isso, o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Garuva elegeu o jovem (LERICSON BAETA KWIATKOWSKI) para viver este sonho, que o acompanha há muitos anos, desde que seu pai resolver doar seu tempo livre em prol da comunidade exercendo o serviço voluntário no Corpo de Bombeiros.

Segundo o BC ÉDER e BC MÔNICA, seu filho sempre teve orgulho do pai e da mãe, e é um apaixonado pela profissão bombeiril, sempre pedindo para ter a oportunidade de ser bombeiro; com este evento os membros do Corpo de Bombeiros de Garuva imaginam poder realizar, pelo menos por 24 horas, o sonho deste jovem, que certamente guardará para sempre em seu coração as lembranças deste domingo.

A atividade "Um dia de bombeiro" é alusiva ao dia 02 de julho, onde comemora-se o DIA NACIONAL DO BOMBEIRO. 

Texto Sd Alves.


Fogosa
Bombeiro Comunitário de Garuva cria a primeira ATB 01 (Auto Transporte Bicicleta) do estado.

Com o intuito de poder colaborar com o Corpo de bombeiros Militar de Santa Catarina, o bombeiro Comunitário Silvano criou a AUTO TRANSPORTE BICICLETA  01, sendo esta a primeira bicicleta personalizada com o símbolo do CBMSC. Segundo Silvano, espera que a ATB 01, assim como a Fogosa, nossa mascote,  seja motivos de inspiração para campanhas, tendo como principio um passeio ciclístico contra o sedentarismo e as patologias que as seguem, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, entre outros, e sendo assim a data a combinar.  Hoje, além de um ABTR, ASU, ATP, ATM, o GBM de Garuva conta também com uma ATB no seu trem de socorro. São de idéias assim que nossos problemas vão sendo eliminados e nossa corporação vai engrandecendo.
Texto Sd BM ALVES

segunda-feira, 2 de julho de 2012


Dados a serem comemorados!

Comemora-se em 02 de julho o dia do profissional que segundo pesquisas é o mais confiável.
Em pesquisa  feita no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa mostra quais são as profissões mais confiáveis e as menos confiáveis no mundo.

No Brasil as profissões mais confiáveis:

Bombeiros 98%; Carteiros 92%; Professores 87%; Médicos 87; Forças Armadas  84%; Organizações de Proteção ao Meio Ambiente 80%, Pesquisadores de mercado 80% e Jornalistas 76%.

Profissões menos confiáveis
Político - 11%; Executivo de banco 47%; Sindicatos 50%; Policiais 51%; Funcionalismo público 56%

No mundo as mais confiáveis:
Bombeiros 94%; Professores e Médicos 84%; Carteiros 82%; Exército 81%; Policiais 75%.

Profissões menos confiáveis:
Político - 14%; Publicitário 29%; Diretores de grandes empresas 31%; Profissionais de marketing 33%; Banqueiros e Sindicalistas 42%.
(Fontes: Exames.com, Portal R 7 e Guia do Estudante - 2010)

Em inglês, o bombeiro é chamado o "homem do fogo", fireman, o profissional que elimina o fogo.
Na língua portuguesa, a palavra "bombeiro" deriva de "bomba", máquina para fazer fluir a água em determinada direção. O bombeiro sabe bombear a água sobre as chamas. Acredita-se, que certo dia para acabar com um incêndio, um morador emprestou sua bomba d’água manual, popularizando a palavra bombeiro.

02 de julho dia nacional bombeiro. A rotina de salvar vida

Homenagem para estes Anjos

"Para ostentar essa farda é preciso ter muito mais do que só sonhos, é preciso coragem para ir onde ninguém quer ir, para por em risco a vida por pessoas que nunca se viu, é preciso sangue-frio para manchar a farda com sangue das mesmas pessoas que ontem criticavam nossas acções e zelar por sua vida como sendo a mais importante de todas, é preciso saber que a mesma mão ensanguentada que se estende em busca de socorro, dificilmente virá a estender-se de novo em sinal de agradecimento.

Para ser bombeiro, não se pode gostar de Natal, nem de Páscoa, de Ano Novo ou de Carnaval, porque enquanto o mundo festeja, os nossos olhos precisam permanecer atentos e a alma pronta sempre velando pela segurança daqueles que estão sob nossas asas.

É preciso ter paciência e saber que a prevenção é sempre mais eficiente e embora as estatísticas não registrem incêndios e acidentes que não ocorrem, aprende-se somente com o passar dos anos, que não há nem uma glória em combater um incêndio que poderia ter sido evitado.

Para ser bombeiro o corpo precisa saber que não há diferença entre a madrugada fria, ou o Verão quente, entre a água e o fogo, todos se igualam ao som das sirenes. 

Para ser bombeiro, tem que gostar de química, entender um pouco de física, gostar de caminhões, entender como funciona o corpo humano, saber conversar com o fogo e com a água, mas principalmente tem que gostar de gente, saber que nem todas as estrelas do céu valem uma vida humana e para salvá-la, tudo o que se tem será posto à disposição, inclusive a vida do bombeiro.

Para ser bombeiro, é preciso saber que não se vai ficar rico, que se vai trabalhar muito, que os fracassos serão fantasmas que nos vão perseguir por toda a existência e o sucesso são nuvens que se dissipam com o anoitecer.

Para ser bombeiro é preciso ser abnegado, um apaixonado por aquilo que se faz, porque dentre os milhares de bombeiros que já conheci, jamais vi algum, que tenha, mesmo que por um minuto só, se arrependido da opção que fez.

SER BOMBEIRO E UMA HONRA"

Homenagem de Elin Casagrande

quarta-feira, 13 de junho de 2012


Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.
É com tristeza que comunico o falecimento do Sr. Florentino Gomes do Carmo Neto de 74 anos, pai do BC Bruno. Residente em Joinville desde 1991, um homem de caráter, honesto e muito amigo.

quarta-feira, 30 de maio de 2012



Neste próximo mês de maio, a Secretaria de Saúde de Garuva estará promovendo a Campanha de Vacinação 2012 contra a gripe. Trata-se de uma campanha de prevenção instituída pelo Ministério da Saúde, que desde o seu inicio vem dando bons resultados, para conhecimento, apenas no último ano a mortalidade por influenza H1N1 teve uma queda de 64,1%.

Em 2012 a meta do MS é imunizar 80% do público-alvo, que equivale a 30,1 milhões de pessoas em todo o país. Para Santa Catarina será um total de 732.515 pessoas, e em nosso querido Município a meta deste ano será de 2047 pessoas dentre o público alvo.

A campanha se estenderá pelos veículos de comunicação do município, e maiores esclarecimentos poderão ser prestados no Posto de Saúde mais próximo de você. Fique atento, lembre-se que Proteger é cuidar!
Nós Bombeiros entramos como público alvo, pois fazemos parte dos profissionais da saúde. Então vacine-se! Eu já fiz a minha parte. 

sexta-feira, 11 de maio de 2012


Convocado
Convocamos todos os Bombeiros Comunitários para uma reunião no dia 19/05/2012 (Sábado), a partir das 19:00 Horas, que será realizada no quartel de Garuva. Será tratado de assuntos de vosso interesse, também haverá churrasco.

quarta-feira, 9 de maio de 2012


COWPARADE É ATRAÇÃO NA CAPITAL

Quem visita Florianópolis nesta época pode apreciar um dos maiores eventos de arte ao ar livre do mundo, a “CowParade”, as famosas vaquinhas pintadas por artistas famosos e amadores, distribuídas em vários pontos da Capital. Para quem passa na Avenida Beira Mar Norte, próximo à ponte Hercílio Luz e ao nosso quartel do Grupamento de Busca e Salvamento, encontra a vaquinha “Fogosa” pintada e decorada especialmente com luzes intermitente e adereços do Corpo de Bombeiros. A Fogosa tem atraído a atenção de muitos, que não resistem e posam para fotos com ela. A vaquinha do Corpo de Bombeiros ainda deverá passar por outro pontos da capital catarinense.


Créditos: CCS do Cmdo-G/Foto: Sd BM Avelino

                               Hino do Bombeiro Comunitário

 Vídeo do Hino do Bombeiro Comunitário, linda música!
Não deixem de assistir, realmente vale a pena.

https://www.youtube.com/watch?v=qdxHeohP4I8

BOMBEIROS DE GARUVA REALIZAM RESGATE EM RIOPDFImprimirE-mail
Qui, 17 de Novembro de 2011 18:38

No dia 15 de Novembro, a guarnição de serviço do Corpo de Bombeiros de Garuva foi acionada para realizar o resgate de oito pessoas, com idade entre 16 e 31 anos, na trilha no Monte Crista, localidade da cidade. Devido às forte chuvas, o rio encheu de maneira que os aventureiros não podiam atravessar e não conseguiram retornar. Diante desse cenário, foram acionados mais 03 Bombeiros Comunitários para auxiliar a guarnição, BCP Marco Flores, BC Maikon Eduardo Batista e BC FernandoJosé Kleimschmidt. Com a ajuda de um cabo, as vítimas foram resgatada com segurança.
Crédito: CCS do Cmdo-Geral/GBM de Garuva

O SERVIÇO VOLUNTÁRIO NOS CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES

Cel BM José Luiz Masnik *


        


1. ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA

  O serviço voluntário no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, viabilizado através dos Corpos de Bombeiros Comunitários, conforme registros formais indicam que têm sua origem no trabalho monográfico do então Major Milton Antônio Lazzaris, desenvolvido em 1989 quando discente do Curso Superior de Polícia Militar. Após sua promoção ao posto de Coronel, o referido Oficial, na função de Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, buscou colocar em prática as idéias defendidas em seu trabalho de pesquisa, tornando-se o principal incentivador da ampliação do número de Organizações Comunitárias no Estado.

Inicialmente esse tipo de organização, teve a denominação deBombeiro Misto, em razão dos diversos componentes que caracterizavam a sua formação, num trabalho de parceria. Assim, o Corpo de Bombeiros Comunitário é composto pelo Poder Público Estadual, Poder Público Municipal e pela Comunidade da cidade ou micro região, organizados através das associações civis de bombeiros comunitários (voluntários).

  A primeira organização de Bombeiro Comunitário foi implantada em Santa Catarina, em 18 de dezembro de 1996, na cidade de Ituporanga, composto de 07 Bombeiros Militares e 17 Bombeiros Comunitários (voluntários).

  Em 24 de junho de 1997, foi implantado oficialmente o Corpo de Bombeiros Comunitário de Maravilha, que obteve o reforço de seis Bombeiros Militares do Estado e três funcionários civis municipais, que deram maior confiabilidade na execução dos serviços. Com essa estrutura, foi possível estabelecer um serviço de plantão 24 horas, pois anteriormente, havia momentos em que o serviço não possuía continuidade, perdendo qualidade e confiabilidade, situação jamais aceita pelo Comando da Corporação.

  A partir da implantação dessas frações de bombeiros, com bons resultados, a implantação foi estimulada em todas as regiões do Estado, sendo que até março de 2008, já foram implantados Corpos de Bombeiros Comunitário em 64 municípios, num total de 88 municípios que dispõe do Serviço dos Bombeiros Militares no Estado de Santa Catarina.