quarta-feira, 9 de maio de 2012


O SERVIÇO VOLUNTÁRIO NOS CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES

Cel BM José Luiz Masnik *


        


1. ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA

  O serviço voluntário no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, viabilizado através dos Corpos de Bombeiros Comunitários, conforme registros formais indicam que têm sua origem no trabalho monográfico do então Major Milton Antônio Lazzaris, desenvolvido em 1989 quando discente do Curso Superior de Polícia Militar. Após sua promoção ao posto de Coronel, o referido Oficial, na função de Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, buscou colocar em prática as idéias defendidas em seu trabalho de pesquisa, tornando-se o principal incentivador da ampliação do número de Organizações Comunitárias no Estado.

Inicialmente esse tipo de organização, teve a denominação deBombeiro Misto, em razão dos diversos componentes que caracterizavam a sua formação, num trabalho de parceria. Assim, o Corpo de Bombeiros Comunitário é composto pelo Poder Público Estadual, Poder Público Municipal e pela Comunidade da cidade ou micro região, organizados através das associações civis de bombeiros comunitários (voluntários).

  A primeira organização de Bombeiro Comunitário foi implantada em Santa Catarina, em 18 de dezembro de 1996, na cidade de Ituporanga, composto de 07 Bombeiros Militares e 17 Bombeiros Comunitários (voluntários).

  Em 24 de junho de 1997, foi implantado oficialmente o Corpo de Bombeiros Comunitário de Maravilha, que obteve o reforço de seis Bombeiros Militares do Estado e três funcionários civis municipais, que deram maior confiabilidade na execução dos serviços. Com essa estrutura, foi possível estabelecer um serviço de plantão 24 horas, pois anteriormente, havia momentos em que o serviço não possuía continuidade, perdendo qualidade e confiabilidade, situação jamais aceita pelo Comando da Corporação.

  A partir da implantação dessas frações de bombeiros, com bons resultados, a implantação foi estimulada em todas as regiões do Estado, sendo que até março de 2008, já foram implantados Corpos de Bombeiros Comunitário em 64 municípios, num total de 88 municípios que dispõe do Serviço dos Bombeiros Militares no Estado de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário