quarta-feira, 30 de maio de 2012



Neste próximo mês de maio, a Secretaria de Saúde de Garuva estará promovendo a Campanha de Vacinação 2012 contra a gripe. Trata-se de uma campanha de prevenção instituída pelo Ministério da Saúde, que desde o seu inicio vem dando bons resultados, para conhecimento, apenas no último ano a mortalidade por influenza H1N1 teve uma queda de 64,1%.

Em 2012 a meta do MS é imunizar 80% do público-alvo, que equivale a 30,1 milhões de pessoas em todo o país. Para Santa Catarina será um total de 732.515 pessoas, e em nosso querido Município a meta deste ano será de 2047 pessoas dentre o público alvo.

A campanha se estenderá pelos veículos de comunicação do município, e maiores esclarecimentos poderão ser prestados no Posto de Saúde mais próximo de você. Fique atento, lembre-se que Proteger é cuidar!
Nós Bombeiros entramos como público alvo, pois fazemos parte dos profissionais da saúde. Então vacine-se! Eu já fiz a minha parte. 

sexta-feira, 11 de maio de 2012


Convocado
Convocamos todos os Bombeiros Comunitários para uma reunião no dia 19/05/2012 (Sábado), a partir das 19:00 Horas, que será realizada no quartel de Garuva. Será tratado de assuntos de vosso interesse, também haverá churrasco.

quarta-feira, 9 de maio de 2012


COWPARADE É ATRAÇÃO NA CAPITAL

Quem visita Florianópolis nesta época pode apreciar um dos maiores eventos de arte ao ar livre do mundo, a “CowParade”, as famosas vaquinhas pintadas por artistas famosos e amadores, distribuídas em vários pontos da Capital. Para quem passa na Avenida Beira Mar Norte, próximo à ponte Hercílio Luz e ao nosso quartel do Grupamento de Busca e Salvamento, encontra a vaquinha “Fogosa” pintada e decorada especialmente com luzes intermitente e adereços do Corpo de Bombeiros. A Fogosa tem atraído a atenção de muitos, que não resistem e posam para fotos com ela. A vaquinha do Corpo de Bombeiros ainda deverá passar por outro pontos da capital catarinense.


Créditos: CCS do Cmdo-G/Foto: Sd BM Avelino

                               Hino do Bombeiro Comunitário

 Vídeo do Hino do Bombeiro Comunitário, linda música!
Não deixem de assistir, realmente vale a pena.

https://www.youtube.com/watch?v=qdxHeohP4I8

BOMBEIROS DE GARUVA REALIZAM RESGATE EM RIOPDFImprimirE-mail
Qui, 17 de Novembro de 2011 18:38

No dia 15 de Novembro, a guarnição de serviço do Corpo de Bombeiros de Garuva foi acionada para realizar o resgate de oito pessoas, com idade entre 16 e 31 anos, na trilha no Monte Crista, localidade da cidade. Devido às forte chuvas, o rio encheu de maneira que os aventureiros não podiam atravessar e não conseguiram retornar. Diante desse cenário, foram acionados mais 03 Bombeiros Comunitários para auxiliar a guarnição, BCP Marco Flores, BC Maikon Eduardo Batista e BC FernandoJosé Kleimschmidt. Com a ajuda de um cabo, as vítimas foram resgatada com segurança.
Crédito: CCS do Cmdo-Geral/GBM de Garuva

O SERVIÇO VOLUNTÁRIO NOS CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES

Cel BM José Luiz Masnik *


        


1. ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA

  O serviço voluntário no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, viabilizado através dos Corpos de Bombeiros Comunitários, conforme registros formais indicam que têm sua origem no trabalho monográfico do então Major Milton Antônio Lazzaris, desenvolvido em 1989 quando discente do Curso Superior de Polícia Militar. Após sua promoção ao posto de Coronel, o referido Oficial, na função de Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, buscou colocar em prática as idéias defendidas em seu trabalho de pesquisa, tornando-se o principal incentivador da ampliação do número de Organizações Comunitárias no Estado.

Inicialmente esse tipo de organização, teve a denominação deBombeiro Misto, em razão dos diversos componentes que caracterizavam a sua formação, num trabalho de parceria. Assim, o Corpo de Bombeiros Comunitário é composto pelo Poder Público Estadual, Poder Público Municipal e pela Comunidade da cidade ou micro região, organizados através das associações civis de bombeiros comunitários (voluntários).

  A primeira organização de Bombeiro Comunitário foi implantada em Santa Catarina, em 18 de dezembro de 1996, na cidade de Ituporanga, composto de 07 Bombeiros Militares e 17 Bombeiros Comunitários (voluntários).

  Em 24 de junho de 1997, foi implantado oficialmente o Corpo de Bombeiros Comunitário de Maravilha, que obteve o reforço de seis Bombeiros Militares do Estado e três funcionários civis municipais, que deram maior confiabilidade na execução dos serviços. Com essa estrutura, foi possível estabelecer um serviço de plantão 24 horas, pois anteriormente, havia momentos em que o serviço não possuía continuidade, perdendo qualidade e confiabilidade, situação jamais aceita pelo Comando da Corporação.

  A partir da implantação dessas frações de bombeiros, com bons resultados, a implantação foi estimulada em todas as regiões do Estado, sendo que até março de 2008, já foram implantados Corpos de Bombeiros Comunitário em 64 municípios, num total de 88 municípios que dispõe do Serviço dos Bombeiros Militares no Estado de Santa Catarina.